domingo, 26 de fevereiro de 2012

Batalha Espiritual - parte 2.

III.A Batalha É Do Senhor.

Vamos explorar mais detalhadamente qual deve ser a atitude interior de um guerreiro de Deus, porque antes de enfrentar os demônios, ele deve ter a perspectiva correta firmada em seu coração e mente. Se alguém acha que pode enfrentar Satanás na própria força e do próprio jeito é melhor dar uma outra olhada em I Samuel 17.

1.Servindo como um guerreiro (vss.14 a 20).

Daví era obediente e diligente com as ovelhas de seu pai. Quando as ovelhas corriam perigo ele não fugia da luta alegando não ser trabalho seu. E assim é com qualquer discípulo de Jesus: Ele nos chama para servi-lo nas mais diversas situações, e os momento de conflito são treinamento para conflitos maiores (Sl.18:30-39; 118:10-14).

2.Falando como um guerreiro (vss.26 e 45).

Daví agia como um guerreiro porque ele tinha a mente de um guerreiro e o coração de um guerreiro. E, deste modo, ele também falava como um guerreiro. Quando viu a situação no campo de batalha não adotou o discurso derrotista de outros soldados (Fp.3:13-14).

3.Vivendo como um guerreiro (vss.34-36).

A proximidade de Daví com Deus era tal que ele manifestava o carater do Senhor dos Exércitos. Suas experiências de livramento o ensinaram a não lamentar, nem choramingar e a não ter medo, mas avançar. Assim, o discípulo de Cristo tem que identificar totalmente com o Senhor para que a vida dEle flua e se manifeste nas circunstâncias em redor (Jo.14:12).

4.Não dependendo de recursos naturais (vss.38 e 39).

Daví não se sentiu à vontade com armadura porque tinha convicção de que não precisava dela. Que coisa espantosa! Ele não se apercebeu do absurdo natural de ir à peleja apenas com os trajes de um pastor. Tal como Daví nossa certeza da vencer deve ser tal que a ausência de qualquer recurso ou facilidade não nos roubara a alegria da vitória (I Co.1:27).

5.Entendendo que um guerreiro é antes de tudo um mordomo (vs.15 e 34).

As ovelhas que Daví cuidava não eram suas. Mas arriscou a vida por elas. A guerra contra os filisteus não era, a rigor, um problema particular seu, mas enfrentou o gigante para tirar a afronta de sobre o povo. Um dos segredos do sucesso na batalha espiritual é encara-la como um serviço para o corpo de Cristo, nunca como um assunto pessoal. Zelar pela prosperidade do ministério de outro é o caminho mais garantido para que Deus dê um próprio (I Co.4:1-2).

6.Lidando com aquilo que Deus gerou em sua própria vida (vs.40).

Daví estava habituado com a funda. Era perito nela. Sentia-se à vontade ao usa-la. Não tinha experiência com espadas, lanças e escudos, portanto não quis valer-se delas. E então, armado de uma funda e 5 pedras, aproximou-se do gigante. Assim, o discípulo de Cristo tem estar atento ao tipo de unção que recebeu dEle e aperfeiçoa-la mais e mais, pois é com ela que irá fluir sem impedimentos. Quando o Senhor salva uma pessoa, todo o histórico de vida dela passa a ser uma ferramenta à disposição do Senhor (II Co.1:5-6).

7.Resistindo à tentação de tornar a batalha algo pessoal (vss.41 a 45).

Daví não se deixou contaminar com a ofensa do gigante, mas manteve sua motivação focada no Senhor. Isto o guardou de tornar-se amargurado e independente, e lhe garantiu a vitória. De igual maneira, em muitas situações o discípulo será atacado pessoalmente, o que pode leva-lo a considerar parentes, amigos e membros da igreja como seus inimigos. Em momentos assim ele deve lembrar-se: A batalha é do Senhor! Sempre! Não importa quem esteja sendo difamado (Js.5:13-14).

Um comentário:

Felippe Reis disse...

O julio Severo é um canalha, ele editou meu comentario e não aceitou o que critiquei a atitude da Blogspot em manter blogs com os videos pornograficos comentados no post.

Ele mostrou de vez quem é
Ele Odeia gays e finge ser cristão p/ minupular as pessoas.