quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mulher, Que Tenho Eu Contigo?

Nós conhecemos o texto:

"E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia: e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus, e os seus discípulos, para as bodas. E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas, até cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom, e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jesus principiou assim os seus sinais, em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. Depois disto, desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos, e ficaram ali não muitos dias."
(Jo.2:1-12)

Um casamento era sempre uma ocasião prestigiosa na sociedade judaica, pois nele muitos dos valores éticos que aquele povo cultivava, ganhavam substância e continuidade: a pureza dos noivos, a união de duas tribos ou clãs, a fundação de uma nova família, os filhos que viriam para continuar a herança... . Por isso, uma festa de casamento não podia ser maculada por alguma circunstância triste. Era um evento planejado, aguardado e executado com muito empenho. E assim era porque Deus planejou para que fosse exatamente uma ocasião festiva, na qual Ele mesmo poderia ser visto simbólica e proféticamente como o verdadeiro noivo/marido da nação de Israel, com a qual havia estabelecido uma aliança de amor e aceitação. E nesta festa em especial Ele mesmo, Iahweh, se fazia presente na pessoa de Seu Filho, Yeshua.

Este contexto cultural e circunstancial, ajuda a entender o porque da reação tão brusca de Yeshua para com sua mãe, pois ela involuntárimente agiu como uma porta-voz do Adversário, trazendo uma atmosfera de tristeza e fracasso àquela festa.

Talvez a família do noivo, que geralmente era a responsável pela cerimônia, fosse modesta, sem grandes recursos e que por isso só pode providenciar uma pequena quantidade de vinho. Yeshua, atento a isto decidiu não deixar que um momento tão importante para os dois jovens e para a aquela comunidade fosse prejudicado por um detalhe menor. Ai está a razão de sua gentil repreensão à sua mãe: "Mulher, Que Tenho Eu Contigo?", ou "Porque você vem falar de fracasso e tristeza?". E Yeshua complementa: "Ainda não é chegada a minha hora.".

Esta expressão aparece outras 6 vezes neste evangelho (7:30; 8:20; 12:23; 12:27; 13:1; 17:1), o deixando bem claro que Yeshua estava se referindo à sua morte sacrificial, ao momento em que sobre sua alma seriam jogados todos os pecados dos homens. Apenas então, é que ele se submeteria à dor e ao sofrimento. Mas não agora!

Agora havia uma festa, e uma festa de casamento. Um dos grandes propósitos do Criador para a humanidade estava sendo concretizado. Um rapaz e uma moça estavam tomando posse de grandes promessas para sua jovens vidas. Duas famílias estavam sendo abençoadas com a continuidade de suas linhagens. E o Pai estava sendo honrado. O que poderia ser mais importante agora?

"Não Maria, não é hora de tristeza nem de perda, mas sim de alegria, de celebração, de geração, de multiplicação. A hora virá em que eu terei tristeza, mas não agora! Não hoje!"

Felizmente, Maria entendeu rapidamente e mudou sua atitude. Pela fé ela entendeu que algo grande iria acontecer e instruiu os servos presentes.

Nós igualmente precisamos discernir os tempos do Senhor em nossas vidas. Haverão dias de tristeza, de perda e até de derrotas. Quando vierem, pediremos graça e fortalecimento ao Senhor.

Mas agora, se o tempo é de alegria, não fujamos dela devido a algum contratempo menor, a alguma circunstância momentânea, ou então o Senhor se verá obrigado a nos dizer "que tenho eu contigo?"

8 comentários:

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Heberti, que mensagem maravilhosa. Que o Senhor Deus continue a te abençoar rica e abundantemente
.
Provendo suas necessidades e derramando Sua graça e Glória

Newton disse...

Gostei muito, esta frase de Jesus não é entendida e muitos dizem que ele foi 'mal educado', você trouxe a revelação do alto para o que aconteceu.

Anônimo disse...

muito bom....

Anônimo disse...

Puxa essa foi nova!!! A mãe vem informar que faltou vinho e com isso a festa acabaria, como também a alegria, e vc diz que Ela veio pelo inimigo (satan)???? Na real, ser mãe de um Deus feito homem, é para uma mulher muito forte!!! Só Deus sabe o que Ela passou!!! Mistérios da fé!!! Shalom.

Unknown disse...

Enquanto estivermos neste mundo,em alguns momentos e situações devemos ficar atentos a tudo o que está acontecendo ao nosso derredo.Não podemos aceitar momentos de alegria,se transformar em tristeza.por isso o Senhor Jesus se expressou dizendo, que tenho Eu contigo mulher.Em um local onde Jesus está não pode haver tristeza.Em uma festa de casamento só hálugar para o amor,alegria,principalmente com um convidado especial,Jesus de Nazaré,O filho de Deus,feito homem.Ele sabia que momentos chegariam em que Ele ia
se entresticer.Mas ainda não era chegada a hora.Quando em alguns momentos estivermos tristes ou sofrendo,O Senhor Jesus disse: tenha bom ânimo,Eu venci o mundo.A onde Deus não está, só pode haver sofrimentos.( Mat.11:29 Precisamos ter cuidados com as nossas escolhas.

Unknown disse...

Concordo. Que absurdo dizer q Maria veio pelo inimigo!

Unknown disse...

Maria uma Serva incrível obediente ao seu filho e Senhor Jesus.

Edim Paixão disse...

bom, não sou nenhum teólogo mas, eu acredito que quando o Senhor Jesus falou com maria essa frase Ele quis dizer (mulher tu me conheces),pois em muitas vezes quando as pessoas iam conversar ou conhecer alguem, diziam vou ter com fulano ou ciclano, ou seja as pessoas iam conversar obter conhecimento,como maria sabia quem era Jesus, ela tambem sabia que Ele era um enviado de Deus para a terra e ninguem melhor que Ele para resolver aquela situação que precisava de um milagre!