sexta-feira, 3 de abril de 2009

Uma Visão Do Todo.

As ilustrações abaixo são singelas e, é claro, totalmente humanas. Minha intenção é a de fornecer, ainda que pálida, uma idéia da infinitude do Criador.  

A Bíblia, sendo um livro revelado, descreve a Deus da maneira como Ele mesmo quis dar-se a conhecer: um ser triúno. O ser mistériosa, não faz esta revelação ser absurda. Deus, em Sua essência e modo de existência é um, mas em seus relacionamentos Ele se comunica através de três egos distintos, mas totalmente inter-relacionados.

No livro de Atos, capítulo 17, verso 28, Paulo faz uma declaração espantosa: "Pois nEle nos movemos e existimos...". Aqui, o apóstolo está confirmando o entendimento que sábios gregos tinham recebido acerca de um suposto deus criador. Paulo atesta que, toda a criação existe dentro do próprio Criador, ainda que distinta dEle. E nada mais lógico: se não estivesse em Deus, estaria onde?


Genesis nos informa que, no princípio criou Deus "os céus e a terra...". Mesmo o céu de Deus é criação dEle, pois evidentemente Ele não precisa de um céu para morar. Tudo o que foi visto por João e que ele descreveu no livro do Apocalipse,  existe apenas para fins de revelação. Alí, o Criador encontra-se com Suas criaturas e da-se ainda mais a conhecer. 

O Universo, que pelas medidas mais recentes tem aproximadamente 28 bilhões de anos-luz de diâmetro, é apenas um pequenino ponto dentro do terceiro céu. No Salmo 104, verso 2, o escritor sagrado compara o céu visível com uma cortina que encobre a glória de Deus. E assim é! Em algum lugar, distante demais para ser visto ou medido, nosso universo físico acaba, e começa o céu de Deus. 
Existe, no meio científico, alguns pesquisadores que admitem a possibilidade de a Via Láctea, a galáxia em que está a Terra, ser o centro geográfico do Universo. De acordo com eles, somente uma tal posição central, nos daria a visão privilegiada que temos e que permitiu à ciência astronômica obter grande entendimento acerca do Cosmos. 
Se isto for confirmado como fato, nada poderia ser mais adequado para firmar a cosmologia bíblica. A Terra poder ser, afinal, o centro do Universo. Mas com certeza ela está no centro dos tratos de Deus com o Homem.  E no miolo de tudo, no lugar mais inferior de todos, fica o Hades, para aqueles que insistem em rejeitar a liberdade de Deus, preferindo o aprisionamento do pecado. 


Nenhum comentário: