sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Que Matou Jesus Cristo? Parte 1

Mundanamente existe uma disputa, que perdura já por muitos séculos, acerca de quem seria o responsável pela morte de Jesus. Tradicionalmente a culpa é posta sobre o povo judeu, o que já serviu de justificativa para todo tipo de crueldade contra os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Mesmo em nossa cultura, existe a abominável tradição de "malhar o Judas", um resquício maligno do anti-semitismo que imperou na idade média, com o conveniente apoio da Igreja Católica Romana. E aqui vai um alerta para aqueles que praticam esta perversidade: a maldição expressa em Gênesis 12:2 é tão válida hoje quanto no dia em que foi enunciada. Os que manifestam ódio ao povo judeu estão debaixo de terrível maldição.

E aconteceu também que os judeus, para se defenderem de tão terrível pecha, argumentaram que a culpa era dos romanos, já que eles eram os senhores do mundo na época e Jesus foi executado por eles. Há alguns anos, um jurista de ascendência judaica, escreveu um livro com toda a argumentação jurídica pertinente, defendendo exatamente este posicionamento.

Mas, para os discípulos de Jesus, esta questão não tem a menor importância, pois Deus em Sua graça nos dá a sabedoria de entender que, esta polêmica, é mais um dos enganos forjados por Satanás, que sempre distorce os fatos e as informações realmente importantes, para impedir as pessoas de chegarem à verdade, pois a verdade liberta (Jo.8:32). E o adversário de nossas almas quer nos manter presos em disputas inúteis.

E por que está é uma disputa inútil? Porque a verdadeira pergunta, a pergunta que realmente importa não é quem matou Jesus, mas sim o que matou Jesus!

O culpado da morte do Filho de Deus não foi um povo ou uma raça em particular. Não foi um segmento da sociedade humana isoladamente. Estas distinções étnicas foram estabelecidas pelo Criador mesmo. Foi Ele que coloriu a raça humana com diversos povos e línguas. Jesus não poderia ter sido morto por algo que o próprio Deus estabeleceu. Além do que, se uma raça fosse particularmente responsabilizada por tal crime, isto eximiria as outras de qualquer culpa. No entanto, a Bíblia dá firme testemunho de que toda a humanidade está caída, sem exceções. Na realidade, este tipo de disputa serve apenas para atiçar ódios e preconceitos, em especial o anti-semitismo.

Não foram os judeus, nem os romanos, nem os gentios que mataram o Cristo, mas sim o pecado que se manifesta na e através da natureza humana caída. E é isto que veremos agora, analisando objetivamente o que levou Jesus a cruz e o fez morrer ali.

Nenhum comentário: