sábado, 20 de novembro de 2010

Sendo Luz


"Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (...)" - Ef.5:8.

Nestas palavras enfáticas, o Espírito Santo atravez de Paulo, nos informa qual é o estilo de vida que agrada à Deus e de como estamos comprometidos em vivê-lo diante dEle.

A comparação com a luz é bastante útil para nos orientar na prática cotidiana desta nova vida, de maneira que ela cause o impacto desejado por Deus.

Meditemos então um pouco sobre a luz e em como isto deve nos afetar como cristãos.

1.A luz é tão mais útil quanto mais alto estiver. Por isso que o Sol está a 150 milhões de quilometros da Terra. Por isso que se padronizou que as lâmpadas estejam fixadas no teto. Uma fonte luminosa deve sempre estar no alto. Jesus disse "Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus (Mt.5:20)". Ele também acrescentou: "Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa (Mt.5:15)". Fica evidente então que, a vida de um discípulo, deve ser vivida em um elevado padrão de conduta. Mas um padrão motivado não pela soberba ou presunção, mas pela convicção de que é este o compromisso que Deus merece de nossa parte.

2.A luz sempre vai gerar contraste. Diz o dito popular que "de noite todos os gatos são pardos", pois na sociedade mundana os valores são sempre mutáveis, indefinidos. Por isso o discípulo deve estar atento ao fato de que sua vida, suas atitudes, às vezes a sua mera presença física, vai produzir confrontos. Jesus disse "Porque, todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus (Jo.3:20-21)". Ele sentiu na própria pele a oposição dos homens ao Seu modo de vida: "Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa (Jo.15:18-20)". O discípulo de Cristo deve saber isto: ele vai ser discriminado, resistido, afrontado e, talvez, ofendido. E tal vai acontecer apenas por que sua vida vai colocar os pecados dos outros sob a luz de Deus. Na natureza há seres que fogem da luz e outros que se aproximam dela. No mundo espiritual é a mesma coisa: algumas pessoas vão evitar o discípulo, mas outras (glória à Deus por isso!) vão se aproximar buscando a luz de Jesus (Jo.1:9).

3.Uma luz acesa implica em algo sendo consumido para mantê-la. De acordo com os físicos, a cada segundo 5 milhões de toneladas da massa do Sol são transformadas em energia. Dentro de uma lâmpada, um minúsculo filamento está sendo lentamente queimado. Igualmente uma vela, consome lentamente seu pavio. Assim o discípulado autêntico vai implicar no consumo da vida do discípulo em favor de Cristo e de Seu reino. Paulo viveu e entendeu esta realidade: "de muito boa vontade, gastarei, e me deixarei gastar, pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado ( II Co.12:15)". Jesus, na oração sacerdotal, revela qual foi a intenção profunda de Seu coração: "E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade (Jo.17:19)". Ser luz para Deus significa deixar-se ser consumido por Deus. Paulo, no seu ministério, experimentou situações nas quais sua vida esteve por um fio (II Co.12:16-33) e Jesus explicou que Ele tinha vindo para dar sua vida em favor de muitos (Mc.10:45). No discipulado não existe "luz fria", mas apenas a luz mantida pelo fogo e pelo calor do amor de Deus pelos homens. No evangelho de Mateus, capítulo 25, lemos a belíssima parábola das dez virgens. Apenas cinco delas tinham óleo suficiente para manterem suas lâmpada acesas. E nós: temos o suficiente do Espírito para "ardemos" por Deus?

Nenhum comentário: