quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Universo Pode Ser Pelo Menos 250 Vezes Maior

Nosso Universo é um lugar enorme, o que não é segredo. O que está em discussão, no entanto, é apenas o quanto ele é enorme. E nova pesquisa sugere que é uma grande vantagem - mais de 250 vezes o tamanho do nosso universo observável.

Atualmente, os cosmólogos acreditam que o Universo tem uma das três formas possíveis:

1) Ele é liso, como um plano euclidiano, e no espaço infinito.
2) É aberta, ou em curva, como uma sela, e no espaço infinito.
3) É fechado, ou em curva, como uma esfera, e espacialmente finita.

Enquanto a maioria dos dados atuais favorece um universo plano, os cosmólogos têm ainda de chegar a um consenso. Em um artigo recentemente submetido à Arxiv , os cientistas britânicos Mihran Vardanyan, Roberto Trotta e Silk apresentam a sua correção: uma versão matemática da Navalha de Occam chamada Modelo Médio de Bayesian. O princípio da Navalha de Occam é que a explicação mais simples geralmente é a correta. Neste caso, um universo plano representa uma geometria mais simples do que um universo curvo. A média bayesiana leva isso em conta e considera as médias dos dados de acordo. Sem surpresa, os resultados da equipe mostram que os dados melhor se adaptam a um universo plano infinito.

Mas e se o Universo acabar por ser fechado e, portanto, ter um tamanho finito, afinal? Os cosmólogos referem frequentemente ao volume de Hubble - um volume de espaço que é semelhante ao nosso Universo visível. A luz de qualquer objeto fora do volume de Hubble nunca vai chegar até nós, porque o espaço entre nós e ele está se expandindo muito rapidamente. Segundo a análise da equipe, um universo fechado abrangeria pelo menos 251 volumes de Hubble.

Isso é um pouco maior do que você imagina. A luz Primordial de logo após o nascimento do Universo começou a viajar pelo cosmos 13,75 bilhões anos atrás. Pela Teoria da Relatividade especial de que nada pode se mover mais rápido do que um fóton, muitas pessoas interpretam isso como significando que o Universo observável deve ter 13,75 bilhões anos-luz de diâmetro. Mas na verdade, é muito maior. Não só o espaço está em expansão desde o Big Bang, mas o ritmo de expansão tem aumentado devido à influência da energia escura. Desde que a Teoria da Relatividade especial não é um limite para a expansão do próprio espaço, os cosmólogos estimam que o mais antigos fótons têm percorrido uma distância de 45 bilhões de anos-luz desde o Big Bang. Isso significa que o diametro do nosso Universo observável é da ordem de 90 bilhões de anos luz.

Para abrange-lo com um todo, limitar com fez a equipe, a um tamanho de 251 volumes de Hubble é uma estimativa conservadora, baseada em um modelo geométrico que inclui a inflação. Se os astrônomos tomarem como base, em vez do tamanho do Universo, apenas a idade e distribuição dos objetos que observamos hoje, eles descobririam um universo fechado, com pelo menos 398 volumes de Hubble. Isso é quase 400 vezes o tamanho de tudo o que podemos esperar ver no Universo!

Dada a realidade de nossas capacidades atuais de observação, para nós, mesmo um universo finito parece continuar para sempre.

Fonte: Universe Today via AstroPt.

Compare esta impressionante informação com o que está registrado no Velho Testamento:

"Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos: ele é o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda para neles habitar" - Is.40:22.

"Assim diz o Senhor: Se puderem ser medidos os céus para cima, e sondados os fundamentos da terra para baixo, também eu rejeitarei toda a semente de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o Senhor." - Jr.31:37.

"Porém, quem teria força para lhe edificar uma casa, visto que os céus e até os céus dos céus o não podem conter? E quem sou eu que lhe edificasse casa, salvo para queimar incenso perante ele?" - II Cr.2:6.

Relacionado a isto, confira o post Uma Visão Do Todo.


2 comentários:

Anônimo disse...

e ai irmão, vc tirou o código da rádio no link http://www.lognplay.com/radio.asp?cod_rad=5511
Dai clique em Incorporar a rádio em outros sites: coloque o endereço do seu blog, então o código vai aparecer. Deposi é só copiar e colar em um widget em seu blog, pra regular o tamanho é só alterar os números da altura e largura se for necessário.
a paz irmão

Alberto disse...

Para falar em universo, prefiro citar o blog: "Olhando o Universo". Lá você verá uma outra teoria para a criação do universo e acabar co os mistérios cosmológicos.