segunda-feira, 22 de novembro de 2010

E Foi Tarde E Manhã ...

"...e foi tarde e manhã...".

Por seis vezes esta simpática e um tanto enigmática expressão aparece no relato do capítulo primeiro de Gênesis, servindo de marcador para não nos perdermos na agenda da criação.

Por muito tempo fiquei a imaginar porque Deus inspirou o texto deste modo particular: tarde e depois manhã. Na minha limitadíssima capacidade de compreensão eu achava que o correto e mais natural seria falar "e foi manhã e tarde...", já que intuitivamente, entendemos que o dia começa com a manhã e termina com a a noite. Simples sem dúvida. Mas muito óbvio também.

Entendo agora que o propósito divino não foi apenas o de nos manter por dentro de Seu roteiro de trabalho, mas também o de compartilhar algo de Seu caráter. Devemos notar que, após cada declaração "e foi tarde e manhã" segue-se a enumeração do dia transcorrido.

Apesar de, na tradição judaica, o dia encerrar-se no fim de cada tarde (convencionalmente 18 horas), a narrativa de Gênesis toma a liberdade de mudar um pouco esta convenção, para estabelecer que o dia anterior estava "oficialmente" encerrado e que um novo se iniciava.

Acredito que a idéia que Deus quer nos passar é de que Ele não operou nada durante o turno da noite, ou em outras palavras: a tarde transformou-se em manhã e o dia de ontem foi encerrado.
É claro que "não operou nada" é relativo. O ser de Deus está sempre em continua atividade. Mas fica subentendido que a atividade criadora aconteceu apenas sob a luz do dia, exceto obviamente no primeiro dia, que é quando esta distinção foi estabelecida.

E o que Deus quer mostra-nos de Seu caráter com isto?

Jesus certa vez afirmou "Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar."(Jo.9:4). Quando Deus organizou o Universo para que a Terra experimentasse períodos de luz e de trevas foi para ensinar que a realidade era uma realidade dividida. Quando a Terra foi criada, certamente a rebelião de Lúcifer já tinha acontecido. Ele com seu anjos caídos já perambulava pelos céus, aguardando o momento de agir contra a Criação. Isto explica a iniciativa divina de estabelecer uma firme divisão entre luz e trevas (Gn.1:4).

Ou seja: Deus que nos mostrar que Ele não faz nada nas trevas. Toda Sua obra é às claras, na visibilidade, sem acobertamento. Não é para menos que um de Seus títulos é "Pai das Luzes" (Tg.1:17).

E é também digno de nota a declaração paulina: "Porque, todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas."(ITs.5:5).

Uma simples frase e quanta riqueza podemos extrair dela. A Bíblia é realmente o livro de Deus!

26 comentários:

Teóphilo Noturno disse...

E é justamente por isso que a cada dia tenho mais certeza de que estamos vivendo a noite deste mundo...

Ainda assim devemos trabalhar, falar enquanto pudermos!

No início as pessoas se incomodavam muito mais com o "Noturno" de meu pseudônimo, mas isso não vem de mim, mas indica o momento em que estamos vivendo apenas.

O Senhor nosso Deus seja contigo, Herberti!

Unknown disse...

Poderia explicar melhor: "a tarde transformou-se em manhã e o dia de ontem foi encerrado"
Também tenho dúvidas porque o termo usado por Deus foi tarde e manhã, e não manhã e tarde, ao ler o texto continuo em dúvidas sobre o porquê disso.
Achei muito boa a explanação mostrando um dos carater de Deus, que opera sempre na luz, as claras.

Unknown disse...

Até onde sei, todas as culturas começam cada novo dia a meia-noite, exceto uma. Israel e a nação hebreia têm a singular distinção de começar cada novo dia ao pôr-do-sol. Você já considerou as consequências disso no contexto espiritual? Isso significa que cada novo dia começa no crepúsculo e se torna mais e mais escuro com o passar das horas. Quando o sol se levanta, o dia já está pela metade!
Com frequência, pessoas como nós (que amam a Jesus) se acham em tempos de escuridão, e em algumas situações, a escuridão parece mais e mais densa. No entanto, se relaxarmos e compreendermos que estamos entrando em um novo dia, o qual sempre é introduzido pelo pôr do sol e a redução de luz (entendimento) do dia anterior, talvez isto nos ajude a entender o processo, e a não temer a escuridão.

Unknown disse...

O verbo "houve" sempre indica acontecimentos passados. Ex.: Na segunda-feira houve reunião na escola.
Partindo desta informação, entendemos que o escritor de genesis apenas se preocupou em transmitir uma informação sem levar em consideração...
Continue lendo em https://wordpress.com/post/pastorjosuel.wordpress.com/2960

Unknown disse...

Não consigo entender porque durante toda a criação de Deus,até o sexto dia ,houve só tarde e manhã, sendo que Deus já tinha feito dia e noite GN1:5

Unknown disse...

1. Deus não fez dia e noite. Ele separou a luz e as trevas. Chamou a luz dia e as trevas, noite. 2. A razão de haver apenas manhã e tarde nos seis dias da criação, está em Apocalipse 22:5. A Glória de Deus iluminava todo o planeta, por isso não havia noite.

Poeta de Cá disse...

Tbm entendo assim. Por isso houve tarde e manhã. A noite (trevas) não foi contada, ja existia.

Unknown disse...

Tenho uma certa dúvida sobre isso de "tarde e manha" pois penso que o dia começa pela manhã! Mais não é oque eu acho que é certo! Mais oque a Palavra diz! Muitos obrigada meu irmão pelo texto ♡

Unknown disse...

Deus é atemporal que significa que não está na mesma dimensão de tempo e a construção do texto está correta quer dizer que enquanto estamos vivendo o dia Deus ja passou por ele e por isso Ele sabe de todas as coisas " Oniciente" Deus é tão grande que todos os lugares que estão Nele. Portanto nada está fora do alcance, da ciência e supervisão Dele, outro fato é que também não pode ser surpreendido por conta deste fator quando as coisas estão acontecendo pra nós Ele ja vivenciou e sabe de tudo o ocorrido Ele é o dono do tempo e intervem como e quando quiser.

Joana Gomes disse...

Acredito que Deus quis mostrar que começou pela tarde pra mostrar que Ele sempre estava ativo. Que de fosse pela manhã, a manhã é pra que acaba de acordar e Deus não dorme, nem se cansa, nem se fatiga.

Unknown disse...

Boa

Servo de Cristo disse...

O período da criação são de seis dias literais. Qualquer outra tentativa de mudar isto, coloca o tempo da criação na indefinição, tornando o texto impossível de ser compreendido. veja, Se o homem e a mulher forão criados no sexto dia, isso teria levado quanto tempo? Eras? Pensou? Se foram criados, no sexto dia, faz todo o sentido. Pois é exatamente isto que a bíblia diz. Acha difícil que Deus possa criar tudo em 6 dias? É literal! Fez o homem e a mulher adultos, como estrelas que realizam fusão, e núcleo síntese. A tabela periódica está cheia de elemento químicos, e o universo, de coisas que são assim, consequência do pecado, pois absolutamente nada disso foi criado antes, e nem mesmo animais carnivoros. O pecado, cuja abrangência é universal, entrou no mundo, produzindo morte, cardo, buracos negros etc, o que só ocorre a partir do capítulo 3, quando satanás tenta o homem.procure morte, dor, sofrimento, explosões de estrelas, caos. Nao existem! Por isso Deus diz: É bom, é bom, é bom, é muito bom, após a finalização de sua obra.

Unknown disse...

Sabias palavras. Irmão

balssa disse...

Nosso conhecimento e limitado para a imensurável realidade de DEUS; há certas situações em que temos de ter apenas fé que com o tempo as resposta virão...

'Por esse motivo me esforcei ao máximo para compreender a sabedoria, bem como a loucura e a insensatez; contudo, o que aprendi, de fato, é que isso igualmente é correr atrás do vento'

Unknown disse...

Quando a bíblia fala "manhã" está se referindo ao dia, quando a bíblia fala "tarde" está se referindo a noite. Naquela época não havia essa divisão tripla do dia que temos hoje (manhã, tarde e noite), ou seja, depois do horário q seria meia dia a manhã não muda para "tarde" como é hoje. Quando a bíblia diz q houve tarde e manhã, é pq o dia se inicia com a noite (por mais incomum que isso possa parecer). Assim, o dia de hoje se encerra no entardecer, e quando chegar a noite (que é a "tarde" referida nesses textos da criação) já é um novo dia. Por isso os Judeus e muitas outras religiões guardam o Sábado a partir do por-do-sol da sexta. Vale frisar que Jesus costumava quebrar tradições erradas e que se desviavam das verdades da palavra, a fim de corrigir e ensinar. Mas nessa questão do Sábado e da transição do dia ele sempre seguiu tbm, junto com Maria e seus discípulos, o que pra mim é uma baita confirmação. Abraço!

universoazkniteroi disse...


E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
Gênesis 1:13

• Antes de abordarmos o comentário iremos ratificar o que a palavra nos afirma em II Pe 1:20-21 o seguinte " Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, 21 porquanto, jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens santos falaram da parte de Deus, orientados pelo Espírito Santo."
• Toda a palavra de Deus (escrituras) nos aponta um projeto eterno de salvação do homem
"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" João 5:39
• Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. João 8:56
• Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
• E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. Gênesis 22:4,5
• Ele viu o profético, notem que Abraão foi sacrificar o seu único filho ou seja ele iria morrer e não teria como ele racionalmente afirmar que iriam ADORAR e RETORNAR ou seja ele creu que Deus era poderoso para ressuscitar o seu filho assim o Pai o ressuscitou ao terceiro.
• O tempo de Deus não é o Cronos de 24h, mas sim o Kairos que não se pode medir Jesus é a vida e o tempo é contado para a eternidade.
• Quando Deus cria o mundo (obra criadora) ele estabelece um tempo eterno em sua obra redentora, Deus marca na eternidade o evento mais importante e para Deus a morte de seu filho estava marcada na eternidade ( E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.Gênesis 1:13 )

• Tarde e manha nos fala de 3 dias em que seu filho unigênito passou no SEOL/HADES (tarde sua morte expiatório, manha do terceiro dia: Ressurreição) A MORTE E A RESSURREIÇÃO DE JESUS NÃO ABRANGE APENAS O TEMPO HUMANO MAS TODO O UNIVERSO REDENTOR
E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora.
Apocalipse 8:1

• Durante o período entre a morte e a ressurreição de Jesus a eternidade parou para reverenciar o Cordeiro de Deus (E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.)

Gênesis 1:13
• Os cordeiros eram imolados de manhã e a tarde Jesus o cordeiro de DEUS morreu em uma tarde e ressuscito una manhã do terceiro dia
Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Oséias 6:2v “EXAMINAIS AS ESCRITURAS ...... JO 5:39"

Vanderlei Ferreira da Silva
Jo 8:32

MARANATA O SENHOR JESUS VEM!

Anônimo disse...

Muito boa essa observação

Anônimo disse...

SE PEGAR AO PÉ DA LETRA, MOSTRA QUE O DIA COMEÇA A TARDE E FINALIZA DE MANHÃ.

Anônimo disse...

Então meu nome é Silvio e lendo o capítulo 1 de Gênesis vi esta afirmação do Pai tarde e manhã e li várias vezes nunca tinha reparado nesse detalhe continuo procurando à resposta

Lurdes disse...

Muito bem explicado. A Biblia nos informa que ( E foi a tarde e a manhã o primeiro dia ) e assim continuar nos dias seguintes , sempre a tarde e a manhã. É assim que penso e acredito.

Anônimo disse...

Olá. Eu não concordo quando diz: Quando a Terra foi criada, certamente a rebelião de Lúcifer já tinha acontecido. Ele com seu anjos caídos já perambulava pelos céus, aguardando o momento de agir contra a Criação.

Gênesis 1
1 No princípio criou Deus o céu e a terra. Se Deus crio junto o céu e a terra, Lúcifer não tinha se rebelado, e nem tinha sido feito ainda por Deus, pois quem fez tudo foi a trindade Santa então no meu vê só existia Eles três.

Gênesis 2:1
Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. Viu? Tudo foi feito junto, a rebelião foi depois, até porque o exercito de Deus foi criado em seguida.

fica na paz!



Anônimo disse...

Se ele nao fez dia e noite o q em genesis 1: 3-4 ? E genesis 1: 14? E assim vai.. eu ainda nao entendo

Anônimo disse...

Dia, se ref. a luz criada e noite se ref. a treva que havia sobre a face do abismo... e não necessariamente ao dia, que nos conhecemos como o nascer do sol e noite com o pôr do sol.
Na minha opinião... Deus quando fala, Ele traz no passado, houve, o que quer dizer que se encerrou um dia com o fim da tarde (houve tarde) e que automaticamente se começou outro dia de trabalho ( e manhã) as coisas só terminam quando a outra começa. Em fim, Ele quis dizer que acabou um "dia" de trabalho (houve tarde) e assim começou já uma novo dia para trabalhar (manhã). Essa questão mostra que o tempo de Deus não é Cronológico, que depende do nascer do sol e do nascer da lua, até mesmo que no primeiro dia, não existei, mas Deus já contava o tempo. Um dia para Deus pode ser mil anos e m anos pode ser um dia.

Anônimo disse...

Dia, se ref. a luz criada e noite se ref. a treva que havia sobre a face do abismo... e não necessariamente ao dia, que nos conhecemos como o nascer do sol e noite com o pôr do sol.
Na minha opinião... Deus quando fala, Ele traz no passado, houve, o que quer dizer que se encerrou um dia com o fim da tarde (houve tarde) e que automaticamente se começou outro dia de trabalho ( e manhã) as coisas só terminam quando a outra começa. Em fim, Ele quis dizer que acabou um "dia" de trabalho (houve tarde) e assim começou já uma novo dia para trabalhar (manhã). Essa questão mostra que o tempo de Deus não é Cronológico, que depende do nascer do sol e do nascer da lua, até mesmo que no primeiro dia, não existei, mas Deus já contava o tempo. Um dia para Deus pode ser mil anos e m anos pode ser um dia.

Anônimo disse...

Falou muito mas nao deixou nada claro! Porque Deus começa o dia a tarde e manhã e nao o inverso que seria manhã e tarde???

Anônimo disse...

Muito bom texto. A mim, satisfez. Deus abençoe!